A Orquestra Filarmônica do Oeste Paulista, é mantida pela Associação Filarmônica do Oeste Paulista fundada na cidade de Barueri – SP. Está orquestra é um sonho que se realiza, este projeto se iniciou efetivamente suas atividades musicais em meados de 2009, com a criação de uma Orquestra Experimental, composta por um pequeno grupo que se reunia na Biblioteca da Cidade, sob a batuta do Maestro Manoel Macário.
No início de 2013, O Maestro iniciou um novo formato para orquestra, formando a Camerata Clássica e uma Orquestra de Cordas. E então a Orquestra Experimental dá lugar à Orquestra Filarmônica do Oeste Paulista, que desde então vem evoluindo significativamente, tanto em seu aspecto artístico – graças ao empenho do maestro que está à frente da OFIPA, quanto ao aspecto estrutural – graças aos patrocínios e apoios de grandes empresas do setor privado. Todas estas conquistas permitiram à OFIPA a expansão de suas atividades em parcerias com instituições artísticas e sociais da cidade e região.
Atualmente a Orquestra Filarmônica do Oeste Paulista é formada por aproximadamente 30 instrumentistas e um maestro titular, além da diretoria, e é hoje reconhecida como um dos mais importantes bens culturais da Zona Oeste Paulistana, se apresentando regularmente nas cidades de todo o entorno da Zona Oeste, Barueri, Jandira, Carapicuíba, Itapevi, Santana do Parnaíba, Cotia, e cidades do interior: São Roque, Araçariguama entre outras.
Graças principalmente às Leis de Incentivo à Cultura, como a Lei Rouanet e o ProaC (Programa de Ação Cultura do Estado de São Paulo), a Filarmônica OFIPA pode, com sua ajuda, crescer e atingir um alto nível de excelência e reconhecimento público. “Colabore seja um patrocinador e apoie nossa Orquestra. Ajude nossa Orquestra a crescer, entre em contato conosco e agende uma entrevista, vamos até sua empresa para conversarmos sobre nossos projetos.
NOSSO MAESTRO
.
Mestre em Composição e Regência pela FLM- SP – Licenciado em Música pela Universidade Metropolitana de Santos, Pós graduado e Especialista em Educação Musical pela UCAM Universidade Candido Mendes, Pós Graduado e Especialista em Coordenação Pedagógica e Pós graduado e Especialista em Docência para o Ensino Superior pela UNIMES – SP, Bacharel em Direito Pela Universidade UNIFIEO, Bacharel em Teologia Pela universidade UNIBI – SP, é Maestro Titular e Diretor Artístico da Nossa Orquestra Filarmônica do Oeste Paulista, Maestro também da Orquestra de Cordas e Orquestra de Câmara da Prefeitura da Cidade de Barueri – SP, Diretor Artístico e Cultural do Conservatório Musical & Instituto Cultural Macário em Barueri – SP, onde leciona como Professor de Violino, Viola e Violoncelo. É Diretor Artístico e primeiro violino do Quarteto de Cordas Bellas Artes, Habilitação Plena em Música pelo Conservatório Musical Beethoven e pelo Conservatório Villa-lobos – FITO. Membro da Ordem dos Músicos do Brasil, Membro e Conselheiro da Academia de Música Erudita do Brasil, Comendador e Chanceler internacional de Honra do Brasil Pela SBACE, Membro da Associação ABFIP ONU, Embaixador da Paz pela Sociedade do Rio de Janeiro pela OMDDH. Detentor da Comenda de Honra da Universidade FLM pelo trabalho incansável em prol da Música Erudita no Brasil, Detentor da Medalha Cinquentenário das forças de paz da ONU, Medalha Tiradentes da ONU Patrono das Policias Militares do Estado de São Paulo, e Comenda Internacional Ruy Barbosa Águia de Haya ,Pela Organização Mundial Signatária da ONU e Defensora dos Direitos Humanos . Entre Outros.
NOSSOS MÚSICOS
SPALLA
.
Eliseu Oliveira
Formado em violino pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e Licenciando em Música pela Universidade UNIMES. iniciou seus estudos musicais em Violino em meados de 1974 com o Professor Jaime Paes Landim, em 1982 – 1987 iniciou seus estudos no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo com os professores: Francesco Pezzela, e Fausta Bertolongo onde estudou: percepçao ritmica, melodica e harmonia tradicional. estudou também com o renomado professor Antonio Torchia.
Participou dos festivais de inverno de Campos do Jordão, de Tatuí , Piracicaba.
teve Participação como Violinista no Conservatório Souza Lima de Moema, acompanhando o ilustríssimo Professor de Piano Carlos Roberto Randy de 2011 – 2014.
Foi Violinista nas companhias: Trovadores Urbanos, Violinos de São Paulo, Cia MP3, Dacapo, etc.